Logo Certificar
Artigos Técnicos
  Apresentamos uma seleção de artigos técnicos relacionados com metrologia e qualidade. Caso você deseje submeter um artigo, contate-nos.


12.06.2017
O aspecto humano do sistema de gestão
Rafael Lerch
gestaoescrita.blogspot.com.br


12.06.2017
A importância dos processos padronizados e DOCUMENTADOS
Rafael Lerch
gestaoescrita.blogspot.com.br


12.06.2017
O Sistema de Gestão como Aliado
Rafael Lerch
gestaoescrita.blogspot.com.br


24.02.2015
A importância dos processos padronizados e DOCUMENTADOS
Rafael Lucca Lerch
Muita gente questiona da necessidade de se ter procedimentos (padrões) para tudo ao se implantar um sistema de gestão. Papel? Coisa escrita? Para quê?


02.08.2008
IMPLANTAÇÃO DA NORMA ISO/IEC 17025 NOS LABORATÓRIOS DA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
Daniel Homrich da Jornada, Rafael Lucca Lerch et al
O presente artigo descreve a experiência da Universidade de Caxias do Sul (UCS) na aplicação da norma ISO/IEC 17025 para um grupo de oito laboratórios ao longo do ano de 2007. A UCS está sediada em Caxias do Sul, RS, importante pólo industrial, atendendo a alunos de mais de 70 municípios da região e com forte atuação na prestação de serviços para os setores automotivo, metal-mecânico, plástico e na área química.


29.05.2008
UMA REVISÃO SOBRE ABORDAGENS E MÉTODOS DE CÁLCULO DE INCERTEZA
Daniel Homrich da Jornada, Carla ten Caten
o cálculo da incerteza de medição vem ganhando maior destaque no ramo da metrologia, principalmente considerando a publicação de documentos orientativos e suplementares ao GUM. É importante que os laboratórios apliquem um método de cálculo que seja matematicamente válido e que esse processo seja implantado com uma abordagem (ou estratégia) que seja tecnicamente e economicamente viável. Existem diversos métodos para cálculo da incerteza de medição e esses muitas vezes apresentam um grau de dificuldade que pode requer, por parte do laboratório, pessoal com sólidos conhecimentos em estatística. Uma questão importante e que não vem sendo discutida com especial atenção é com relação a qual abordagem adotar para estimar as fontes de incerteza. Nesse sentido, o presente artigo preocupa-se em traçar um panorama geral sobre métodos e abordagens para o cálculo da incerteza de medição. Os métodos e abordagens indicados serão discutidos em termos de suas vantagens e desvantagens e aplicações. Será apresentada uma relação cruzada em termos dos métodos e abordagens mais apropriados a cada situação, visando assim, facilitar a estratégia dos laboratórios para implementar tais cálculos em seus ensaios e calibrações.


18.06.2007
Cálculo de Incerteza da Medição: Estudo Comparativo Entre os Métodos do GUM, de Monte Carlo e de Integração Numérica
Daniel Homrich da Jornada, Felipe Homrich da Jornada
a crescente exigência quanto a resultados confiáveis e a importância da incerteza na análise crítica e interpretação de tais resultados tem feito com que métodos alternativos ao GUM venham sendo discutidos para o cálculo da incerteza de medição. É importante que este cálculo de incerteza deva ser realizado de uma maneira matematicamente válida e de forma prática. Neste sentido, o presente artigo tem como objetivo apresentar um estudo comparativo entre métodos de cálculo da incerteza de medição, suas diferenças, vantagens e desvantagens. O trabalho começa analisando criticamente o método GUM, suas suposições e restrições. Na seqüência, o artigo apresenta uma breve revisão sobre um método alternativo, através de simulação de Monte Carlo. Logo após, um método de cálculo da incerteza através da integração numérica baseado em Transformadas de Fourier e Mellin é apresentado e comparado com os anteriores. O estudo apresenta as vantagens e desvantagens de cada método estudo, enfocando o caso deste último método. Através deste trabalho, pôde-se constatar que a aplicação de métodos de integração numérica via Transformadas de Fourier e Mellin é uma forma possível e válida de cálculo da incerteza. Trata-se de um método exato de cálculo da incerteza e mostrou-se eficaz inclusive quando o GUM não atinge resultados satisfatórios.


01.02.2007
Aplicação e validação de uma sistemática para o desenvolvimento e implementação de um sistema de indicadores de desempenho
Filipe Albano (PPGEP/UFRGS), Daniel Jornada (PPGEP/UFRGS; Certificar), Carla ten Caten(PPGEP/UFRGS)
O presente artigo apresenta a aplicação e validação de uma sistemática para o desenvolvimento e implementação de um Sistema de Indicadores de Desempenho (SID). A metodologia foi aplicada na Rede Metrológica RS. Os dados foram coletados num período de seis meses e após, analisados criticamente. O estudo realizado apontou a validação da sistemática aplicada e a importância da utilização de um sistema de indicadores de desempenho para gerenciar e aprimorar os processos organizacionais


23.06.2006
Cálculo de Incerteza de Medição em Ensaios Cromatográficos: Um Estudo de Caso no Ensaio de Organoclorados
Daniel Homrich da Jornada, Rafael Lucca Lerch, Alexandre Brandelli
Esse artigo apresenta um estudo de caso sobre a implementação do cálculo da incerteza de medição no ensaio de determinação de organoclorados em efluentes no Laboratório Bioensaios, de Viamão, RS. A sistemática utilizada para o cálculo da incerteza segue o estabelecido pelo Guia para Expressão da Incerteza de Medição da ISO (ISO GUM), edição 2003. O cálculo foi realizado pela Certificar, empresa especializada em prover soluções para processos de acreditação e manutenção da acreditação de laboratórios. O artigo começa com uma breve revisão sobre os princípios e o passo-a-passo para o calculo da incerteza de medição. Na segunda parte será enfocada a aplicação deste procedimento no ensaio de organoclorados. Em seguida serão discutidos os resultados obtidos através desta parceria entre as duas empresas. Por fim, serão apresentadas as conclusões finais sobre este estudo.

 

     1    
Certificar | Rua Desembargador Espiridião de Lima Medeiros, 201 | Três Figueiras
Porto Alegre-RS | Brasil | CEP 91330-020 | Fone (51) 99619.0480 | certificar@portalcertificar.com.br
dEx